14 de setembro de 2010

TUdOaoMEsmOTempOAGorA!

Sei que prometi me empenhar e não deixar esse blog muito tempo sem novidades... Todos nós sabemos, no entanto, que essa foi mais uma ‘promessa de campanha de ano-novo’, difícil de cumprir, principalmente se você é uma leonina maluca como eu que quer fazer ‘tudoaomesmotempoagora’, e que aparece em casa cheia de novidades que não duram uma semana, pois enjoa fácil fácil de tudo e procura outras novidades para substituir aquelas que já ficaram velhas... ‘o novo já nasceu velho’.

Mas cá estou eu, e como sempre trazendo novidades: além da minha volta à natação (já com certo tempo de atraso, pois era mais uma promessa de ano-novo!) estou às voltas com uma nova invenção: um centro de cultura para a velha Buriquioca.

Na verdade, é apenas um embrião. Após algumas conversas e troca de figurinhas com o mestre Geraldo, ele me apresentou ao ‘Instituto Gramsci de Estudos de Cultura e Educação (IGECE)’, cuja pretensão é ser um espaço democrático para discussões de vários temas, entre pessoas interessadas em enriquecer a alma (já que o bolso ta cada vez mais difícil). Nossa proposta é criar um espaço com biblioteca e computadores para pesquisas e, mensalmente, promover palestras, cursos, encontros literários entre outras atividades.

Se você ficou interessado, fique ligado. Nos próximos dias vamos falar um pouco mais sobre o IGECE, divulgando, inclusive, o dia de sua fundação e como participar... quem sabe assim podemos reunir um grupo interessante e criar um espaço para encontrar amigos e discutir temas relevantes para nossa vida em sociedade... é esperar pra ver!


Por que Gramsci?
 
- Porque Gramsci (Antonio Gramsci, pensador italiano), ideólogo dos partidos comunista e socialista italiano (PSI e PCI), escreveu toda a sua obra tendo como fio condutor as questões da cultura e da educação, e foi quem primeiro falou em construtivismo, ao pensar num modelo pedagógico do qual tentou fazer um programa para os grupos políticos dos quais participou, e que lhe criaram sérios transtornos, inclusive a prisão de 12 anos, durante o regime fascista de Mussolini, e que provou sua morte, ao deixar o cárcere.
Gramsci escreveu toda sua obra durante o período em que ficou preso. Leu muito, fez uma reflexão da sua leitura, e do seu pensar solitário surgiram obras como: “Cartas do Cárcere” e “Os Intelectuais e a Formação da Cultura”.

Nenhum comentário: