13 de agosto de 2010

Veja e o jornalismo nonsense

Confesso: não morro de amores pelo Lula. Respeito sua história e admiro sua capacidade de mover as massas, mas tenho minhas restrições no que diz respeito a sua atuação como presidente. Agora o que a Revista Veja faz é um massacre. Para mim, que sou jornalista e admiro a profissão, esse tipo de perseguição é um absurdo. Chega a ser um insulto à inteligência dos leitores dessa revista que é (ou já foi) um dos mais importantes veículos de comunicação do País.

Na última edição (11 de agosto), por exemplo, foram mais de 20 páginas de matérias que envolveram, de maneira negativa, o nome de Lula ou de seus correligionários e apoiadores. Isso sem contar com a Carta ao Leitor, que é o editorial da revista. Nesta, especificamente, a revista tratou da tentativa de intervenção de Lula no caso de apedrejamento da ‘mulher’ iraniana. Apedrejamento que o presidente Lula também tem sofrido pela Revista.


Essa maneira de fazer jornalismo me incomoda. Imprensa tem que ser responsável. Liberdade de imprensa tem que ter limites, até porque hoje vivemos uma época em que qualquer um – qualquer um mesmo – pode ocupar-se do cargo de repórter.

Essa insistência em ‘queimar’ a imagem do Presidente faz com que o leitor comece a imaginar que há muito mais do que o simples interesse de informar por detrás das duras palavras usadas contra Lula. Faz com que a credibilidade da Revista seja posta em xeque.

Pior que isso. Esse jornalismo coloca em risco nossa profissão, pois atenta contra a ética e os princípios de um bom jornalismo. Aquele que acrescenta à sociedade e não que tenta manipulá-la. Junto ao descrédito da Revista Veja vem o descrédito de nossa própria profissão, que está sendo usada para fins escusos.

Ou combatemos isso de alguma forma ou acabaremos todos no mesmo saco, assim como já foi feito com os políticos.

4 comentários:

Pati Guerrato disse...

Oi,Rô!!!
Amei seu convite e vim corendooooooo... rsrs
Muito legal esta ideia de tudo junto!!
Já estou te seguindo... estarei sempre por aqui!!
bjs
Pati

Unknown disse...

Rô, muito legal seu blog...Adorei as fotos...O meu curso ficou adiado, gastei demais este mês e não deu(filhos na faculdade!)não tenho feito nada de arte, estou com saudades, comecei dar aulaas no Caiçara e meu tempo sumiu,preciso me organizar.Vamos combinar alguma coisa um sábado desses, tricotar um pouquinho...E se esquentar estava doida para fazer um picnic no rio Jaguareguava...beijos

Unknown disse...

Obrigada meninas...
Entrem e fiquem à vontade!

Unknown disse...

Ro, seu Blog se destaca entre todos que acompanho até hoje. Parabéns pelo trabalho livre, leve e solto. Beijo no coração!

Bel