16 de agosto de 2010

Moda versus Cultura
















É fato comum vermos o mundo da moda “tomar emprestadas” vestimentas de certas culturas e transformá-las em simples adereços fashions. Também é muito comum que esse tipo de ‘modismo’ produza reflexos na própria simbologia da peça, transformando-lhe o significado e ditando novos comportamentos.

O coturno é um exemplo clássico disso. Desenvolvido para soldados em atividades de combate, o calçado virou símbolo do movimento punk nos anos 70. Na época, ficou marcado como elemento de repúdio dos punks ao Exército.

Sabe-se, porém, que seu uso foi uma influência direta dos skinheads - cultura originária dos jovens ingleses da classe operária, que usavam este calçado como uniforme de trabalho.

Apesar disso, o simbolismo criado pela ‘moda punk’ foi mais convincente, e, até hoje, esse sentido antimilitar do coturno é difundido.

Atualmente, o ‘adereço’ em discussão é o keffiyeh, ou simplesmente ‘lenço palestino’. O lenço tem forte significado político e cultural. É símbolo do movimento pela libertação da Palestina. Está diretamente ligado à imagem de Yasser Arafat, um dos principais líderes do Movimento e que sempre aparecia com seu keffiyeh preto e branco cobrindo a cabeça.
O uso desse adereço, portanto, pode ser considerado pelo povo palestino como falta de respeito às suas crenças ou pelos israelenses como um ato de apoio aos palestinos.

A questão é: até onde o uso de certos ‘símbolos’ nacionais pode ser considerado apenas moda e em que momento ele passa a ser um apelo capitalista ou, pior que isso, uma maneira de se desmontar toda uma cultura, banalizando suas crenças?

Precisamos estar certos daquilo que vestimos. Nossa roupa e adereços muitas vezes demonstram o que pensamos e no que acreditamos, mesmo sem sabermos. Até mesmo na moda, existem certos limites que devem ser respeitados, principalmente quando tratamos com símbolos religiosos e nacionalistas.

Moda, antes de tudo, é atitude. E atitude exige conhecimento.


O uso do lenço pelos palestinos. Ao fundo, foto de Arafat.


Lenço Palestino com a estrela de Davi: considerado símbolo de paz entre os povos.

Nenhum comentário: