3 de março de 2012

Cinco meses em dois...

É mais ou menos isso: Luna completou cinco meses de vida, mas apenas dois conosco, em casa. Passou voando, é verdade, e já aprendemos muitas coisas uma com a outra: ela gosta de dormir encostadinha no colo ou na cama, coladinha no rolinho. Também não quer mais ser carregada deitadinha nos braços, feito um bebê. Quer ver o mundo. Então, prefere que a segure com o braço em volta da barriguinha, em pé, pra ver o movimento. Dorme bem à noite, mas apenas sonequinhas 'de nada' durante o dia. Fofa que só.
Fomos à pediatra na quinta-feira. Ela não tem engordado muito. Foram apenas 200 gramas em 15 dias. Cresceu mais um centímetro e meio. São 2.790kg e 50,5cm. Praticamente uma recém-nascida... mas já tá bem espertinha: olha tudo com muita atenção, já vira na cama, sorri bastante e balbucia. Lindona!
Como ela não tem ganhado muito peso, resolvemos fazer um teste para ver se não era intolerância à lactose e então trocamos o leite Enfamil por um leite de soja (ah, meu leite secou =(  ... mas até que durou bastante depois de tudo o que passamos...) adoçado com um 'açúcar falso' sem sacarose... na primeira mamada achei que ela tinha gostado mais, mamou 30ml a mais que o normal, mas depois percebi que a coliquinha aumentou e ela ficava mais estufadinha depois das mamadas.
Resolvi voltar ao Nan, mas adoçado. Ela gostou também. Então, cheguei a conclusão de que o negócio dela é o docinho do Nidex... espertinha!!
Por conta desse teste da intolerância à lactose, passei um sufoco na quinta-feira. A pediatra pediu um exame de sangue e resolvemos fazer lá em Santos mesmo. Fomos ao laboratório do Ana Costa, mas ninguém conseguiu fazer a coleta. Tentamos três vezes e nada. A veinha fina não dava chances para as infermeiras. Depois disso, a pediatra pediu para irmos até o Hospital, e as enfermeiras da UTI neonatal tentaram coletar o sangue, também sem sucesso. Por último, uma médica de plantão tentou fazer a coleta por uma artéria, mas mesmo assim nada. Depois de umas duas tentativas da doutora pedi pra parar. Era judiação demais pra pequena. Ficamos sem fazer o teste e ainda sem o resultado. Vou tentar com a troca do leite, com a adição do açúcar, sei lá, mas furar a pequena de novo, só em último caso.
Ainda bem que ela é uma Guerreira mesmo. Depois de tudo isso, ainda chegou em casa e mamou bastante, dormiu bem e no outro dia já estava refeita... só com o bracinho meio roxinho e com umas marquinhas das picadas, mas sorridente, como sempre.
Também aproveitamos o dia para dar entrada no pedido do Synagis, um medicamento de alto custo que ela vai precisar.
A Synagis (Palivizumabe), para quem não sabe é um tipo de vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório, que faz grandes estragos na saúde de prematurinhos com problemas cardíacos ou respiratórios, o que é o caso de mais de 90% dos bebês que nascem antes de 30 semanas.
Em São Paulo, o período de risco é de fevereiro a outubro, com maior incidência de maio até setembro. A medicação deve ser aplicada em 5 doses, mensalmente de maio a setembro, nos dois primeiros anos de vida. Sabe o valor de cada dose? Aproximadamente 6 mil reais... isso mesmo. E nenhum plano de saúde cobre. Ou seja, teríamos que desembolsar quase 30 mil reais por ano, até ela completar dois anos de vida, para nossa pequena ter acesso a este medicamento. O tratamento completo ficaria em torno dos 90 mil...
Digo 'teria' e 'ficaria' porque, graças a Deus, em SP, o Estado fornece gratuitamente essa vacina em alguns casos. Segundo nossa pediatra, a Luna preenche todos os pré-requisitos para receber gratuitamente as doses. Então, agora precisamos aguardar o contato da Diretoria Regional de Saúde pra saber se deu tudo certo e se ela vai poder receber a tal da Synagis sem que tenhamos que vender a alma para conseguir o tratamento. Estamos rezando para que tudo dê certo!
E pra quem não viu ainda no Face, segue a fotinho do sorrisinho dela, pra encher o coração de alegria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Rô... linda foto. Vai dar tudo certo e ela terá o medicamento,fique tranquila. Deus abençoe todos na sua família. Bjs, linda!

Sheila Junqueira